O que você procura?

25 de agosto, 120 anos do Padre Luiz Santiago, por Crisólito Marques

26/08/2017


A data passou despercebida para muitos, mas não para o historiador cuiteense Crisólito Marques, que tão bem conta e escreveu a história do padre que marcou a história da Serra de Cuité. Pois, bem, nesta sexta-feira (25), Luiz Santiago de Moura completara 120 anos de nascimento.

Confira, abaixo, um breve relato do professor cuiteense sobre o padre que foi amado por uns e odiado por outros.

Há exatamente 120 anos atrás, nascia Luiz Santiago de Moura, no qual chegaria a ser padre da Paroquia de Cuité entre os anos de 1929 a 1941. Figura influente na sociedade cuiteense e por que não dizer na Paraíba, inovador, escritor, empreendedor, fazendeiro, polêmico.

Amado por muitos, odiado por vários, sua história é mesclada por ações que trouxeram alegrias, glórias, tristezas, vitórias e derrotas para ele e muitas outras pessoas. Considerado como um dos padres que mais trouxe prosperidade para a Igreja Católica da cidade de Cuité, contudo, também foi acusado de atrocidades que envolvem a intolerância religiosa em nossa região.

Enfim, a tempos atrás, conheci a sua história e me apaixonei pela mesma, tive a graça de trabalhar em minha graduação e no meu mestrado. Tendo a certeza de que, apesar de todas as suas ações, positivas e negativas, Santiago deixou o seu nome cravado na história religiosa, politica, cultural e social da cidade de Cuité e da Paraíba.

Por Crisólito Marques


Ao compartilhar as matérias do Blog do Flávio cite a fonte, pois o mesmo tem redação própria. Apesar de criar seu próprio texto, quando usa informações da imprensa local as fontes também são mencionadas. Vamos juntos fazer uma mídia séria e com respeito aos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License