No dia dos ACS’s, Ednalva diz que profissionais não têm o que comemorar

05/10/2017


No dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), comemorado nesta quarta-feira (04), a vereadora Ednalva Dantas (PSD), da cidade de Picuí, Seridó paraibano, declarou que a categoria não tem o que comemorar. De acordo com a parlamentar, com as medidas tomadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), os ACS’s serão os mais prejudicados.

“Nós não temos o que comemorar, isso a nível nacional. O presidente Temer está querendo implantar o desmonte do SUS e os agentes de saúde e de endemias serão os principais prejudicados. Nessa nova Lei [a PNAB], os agentes de saúde deixam de compor a Equipe de Saúde da Família. Nós, possivelmente, deixaremos de existir”, relatou.

Ednalva informou, no entanto, que a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde se reuniu com deputados federais, em Brasília, os quais assinaram e protocolaram um projeto de Decreto Legislativo que pretende anular a portaria da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) proposta pelo Ministério da Saúde.

“Torcemos que essa portaria não vá adiante. Que os nossos representantes vejam a importância do agente comunitário de saúde e do agente de endemias. Nós somos o elo entre a comunidade e a Secretaria de Saúde”.

A vereadora também criticou o tratamento da gestão municipal com a categoria. “O reajuste salarial prometido pelo prefeito aos agentes de saúde e de endemias, que estaria pronto até março, chegamos ao dia 4 de outubro sem nenhum centavo. As fardas estão todas velhas e acabadas. Os EPI’s, que sempre foram criticados, não mudou. Até agora só recebemos um”, revelou.

Ednalva concluiu a sua fala conclamando todos os agentes comunitários de saúde e de endemias do município para lutar pelos seus direitos. “É hora de luta. É hora de fazermos a nossa parte. Nós lutamos tanto para sermos efetivados, para termos direito a insalubridade, mas não parou, porque agora estão querendo que a nossa profissão seja extinguida”, declarou a vereadora ressaltando um movimento que acontece nesta sexta-feira (06) em defesa da categoria na cidade de Patos.


Ao compartilhar as matérias do Blog do Flávio cite a fonte, pois o mesmo tem redação própria. Apesar de criar seu próprio texto, quando usa informações da imprensa local as fontes também são mencionadas. Vamos juntos fazer uma mídia séria e com respeito aos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License