Secretária esclarece falta de médicos em unidades de saúde de Nova Floresta

16/03/2018



Ao participar do programa ‘Panorama dos Municípios’, a secretária de Saúde de Nova Floresta, Curimataú paraibano, Theany Azevedo, esclareceu a falta de médicos nas unidades de saúde do município. De acordo com a gestora, o fato se deve a perca de dois profissionais do programa ‘Mais Médicos’ no final do ano passado.

“O ‘Mais Médicos’ é feito por ciclos. No final de novembro houve um novo ciclo, mas Nova Floresta estava com cobertura completa de médicos. Quando foi no final de dezembro, os médicos fizeram uma prova de residência médica e dois dos que nós tínhamos passaram. Infelizmente, eles foram chamados e as nossas áreas ficaram descobertas”.

Theany ainda explica que, mesmo com o déficit, o município não pode fazer um novo contrato sob o risco de perder o programa. “Para não deixar os munícipes descobertos, fomos atrás, ligamos para o Ministério da Saúde e, infelizmente, fomos informados que a gestão não pode contratar médicos para essas unidades se não perdemos o programa e não temos recursos para pagar a esses profissionais”.

Todavia, a secretária deixa claro que em abril será realizado um novo ciclo do ‘Mais Médicos’. “Infelizmente, até lá ficaremos com essas áreas descobertas. O Ministério lança o programa, mas tem suas falhas, como tudo tem suas falhas”, destacou a gestora questionando a falta de um médico substituto para situações como estas.

Theany, no entanto, garantiu que, após uma conversa do prefeito Jarson Santos (PSB) com os médicos das outras unidades, os mesmos estarão dando um suporte aos moradores das áreas descobertas para que a população não fique sem os atendimentos de saúde.

Blog do Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License