O que você procura?

Secretária de Saúde Barra de Santa Rosa rebate acusações de internauta

04/05/2018



A secretária de Saúde de Barra de Santa Rosa, Curimataú paraibano, Liziane Macedo, emitiu uma nota nesta quinta-feira (03) rebatendo acusações de um popular nas redes sociais, onde o mesmo acusa a referida gestão de não prestar socorro à uma vítima de disparos de arma de fogo.

De acordo com o popular, a gestão municipal foi negligente em não realizar o socorro da vítima, “por falta de bom senso” e ainda acusou a mesma de contar com uma ambulância “guardada” para ser entregue apenas no dia 08 – data da emancipação política –, onde a mesma deve ser usada como propaganda para “promover a gestão”.

Por meio da nota, a gestora da pasta esclareceu que não foi negado o atendimento ao cidadão e que o socorro foi prestado pela Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Cuité, o qual foi acionado pela própria base, de Campina Grande. Liziane explica, ainda, que uma equipe do município foi até o local, na companhia de uma viatura da polícia, e que só após a sua chegada foi que a ambulância de Cuité chegou.

Ao comparecer ao local, a equipe da cidade, segundo a secretária, encontrou a vítima agonizando e sem reação aos estímulos realizados pela equipe. Com a chegada do SAMU de Cuité, o óbito foi constatado e a equipe não tinha mais nenhuma medida a ser tomada.

Com relação a ambulância, que o internauta diz que a mesma se encontra guardada no município, a secretária esclareceu que a informação é “totalmente descabida”. “De fato, o município foi contemplado com uma nova ambulância, uma grande conquista por sinal. No entanto, estamos no aguardo das tramitações burocráticas para recebermos a mesma, que sequer encontra-se no município”, disse.

Confira a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Município de Barra de Santa Rosa – PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimento a respeito da divulgação, em rede social, da acusação quanto a não prestação de socorro ao jovem que foi assassinado na madrugada do dia 03/05/2018 ás 04h00min horas.
I - DA PUBLICAÇÃO E ACUSAÇÃO.
Consta na publicação realizada no Facebook particular de um dos munícipes que:
“Acabei de ouvi na 89 FM reportagem sobre o assassinato desse jovem de Barra.
Uma coisa que me chamou a atenção, é que quando a polícia chegou no local o jovem ainda estava com vida. Desse modo chamaram o socorro médico (SAMU de Cuité).
No entanto, quando a ambulância chegou o rapaz já não estava mais com vida, devido o tempo e a distância de Cuité a Barra o jovem não teve Socorro.
Um absurdo, nossa cidade ter uma ambulância guardada e a população pagando o preço pela falta de bom senso. Como pode ter que esperar pra ativar uma ambulância somente diz 08 de maio, pra promover propaganda de "Uma boa gestão".
A vida das pessoas sendo posta em jogo. Lamentável.
Por certo só podemos adoecer ou algo do tipo após o dia 08 de maio... é muita falta de noção.
E é por que o slogan das Secretaria de Saúde é: + Saúde.
Sinto muito, más pra mim, isso é: - Saúde”.
É a acusação.
II – DA VERDADE DOS FATOS.
Inicialmente, cumpre esclarecer, que a ambulância do SAMU de Barra de Santa Rosa encontrava-se desativada há cerca de 02 meses, tendo em vista que a mesma encontra-se impossibilidade de realizar atendimento, por não ter condições de uso.
Ocorre que os servidores alocados no Serviço Móvel do SAMU, pelo fato da ambulância está desativada, prestam serviço de apoio no Posto de Saúde Nossa Senhora da Conceição, por ser o de maior demanda quanto aos casos de urgências e emergência.
 Dessa forma, no dia 03/05/2018 encontrava-se a equipe de apoio no Posto de Saúde Nossa Senhora da Conceição, composto pela técnica de enfermagem Ana Patrícia Lima dos Santos e a enfermeira Raniele Dantas de Oliveira Melo.
Registre-se que, na ocasião a enfermeira Mariane Lorena Souza Silva encontrava-se de plantão no Posto de Saúde Nossa Senhora da Conceição, mas não fazia parte da equipe do SAMU MÓVEL, no entanto, não mediu esforços para ajudar equipe do SAMU na hora da ocorrência.
Assim as 04h23min (ausência de comprovante tendo em vista que é o celular da base do SAMU é um lanterninha não dispondo dessa configuração) o telefone da base do SAMU tocou informando sobre o ocorrido, e que as equipe se dirigissem até o local informado para iniciar os primeiros socorros, sendo que a USA da cidade de Cuité já estava a caminho para dar continuidade ao socorro.
As socorristas, imediatamente, e por se tratar de caso de homicídio efetuaram o contato com a policia precisamente às 04h29min (conforme podemos comprovar por meio do print do celular de uma das socorristas abaixo) solicitando apoio no atendimento do caso, e na oportunidade a polícia informou que ainda não tinham sido informados sobre nenhum caso de homicídio, mas às 04h38min os policiais ligaram requerendo que a equipe fosse ao encontro dos mesmos, próximo a delegacia para ambos se dirigirem até o local do ocorrido.
Sendo assim, a equipe do SAMU utilizou-se da ambulância do Município e se dirigiu ao local dos fatos e lá se depararam com o jovem com suspeita de vários disparos de arma de fogo, o qual já se encontrava agonizando, não respondendo a nenhum estimulo, apesar disso foram feitos dois acessos na vítima na tentativa de reanima-lo, mas sem sucesso.
Logo em seguida, a USA do Município de Cuité chegou e no mesmo instante a médica constatou o óbito, não cabendo mais realizar nenhum procedimento, razão pela qual, os profissionais foram devidamente liberados e coube a polícia proceder a remoção do corpo.
Dessa forma, resta claro e evidente que a publicação só vem trazer ao público informações errôneas, sem nenhum embasamento, com a única e exclusiva finalidade de tentar prejudicar tanto os profissionais como a Administração Pública, embasada em um posicionamento estritamente politico.
POR OUTRO LADO, QUANTO À ACUSAÇÃO QUE O MUNICIPIO DE BARRA DE SANTA ROSA ESTÁ GUARDANDO A AMBULANCIA DO SAMU PARA INAUGURAR NO DIA 08 DE MAIO, DIA DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DA CIDADE E ASSIM SE PROMOVER COM A ENTREGA DA MESMA AOS BARRENSES, INFORMAMOS QUE É TOTALMENTE DESCABIDA.
DE FATO, O MUNICIPIO FOI CONTEMPLADO COM UMA NOVA AMBULANCIA, UMA GRANDE CONQUISTA POR SINAL, NO ENTANTO, ESTAMOS NO AGUARDO DAS TRAMITAÇÕES BUROCRÁTICAS PARA RECEBERMOS A MESMA, QUE SEQUER ENCONTRA-SE NO MUNICÍPIO.
Por fim, esclarecidos os fatos, a Secretaria de Saúde, bem como, os profissionais envolvidos no ocorrido estão à disposição para prestar aos cidadãos barrenses toda e quaisquer informações a respeito dos fatos.
Barra de Santa Rosa/PB, 03 de Maio de 2018.

Liziane Alves Macedo Silva
Secretária de Saúde Municipal


Blog do Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License