O que você procura?

A despedida de Rafael do Valle da 89 FM

01/08/2018


Desde pequeno a comunicação e a política corre nas minhas veias, e quem acompanha a minha vida desde meus primeiros passos lá na Rua Francisco de Paula, em Jaçanã, bem sabe disso. Minhas Combes, caminhões e carros de brinquedo que se transformavam em carro de som, os animaizinhos que eram as pessoas, os "santinhos" recortados que transformavam-se em bandeiras, ah, e eu que era o locutor, mas também fazia as vozes dos políticos e do povo gritando e vibrando. Não posso esquecer de Domingos e Melo, os dois caras que faziam a comunicação das campanhas em Jaçanã, isso no tempo de Dedé Farias, Dr. Orlando, Uady, e por aí vai, e que foram minhas primeiras referências na área da comunicação.

Como não é para ninguém, a vida não foi tão fácil para quem tinha tantos sonhos como eu. Para chegar até aqui, foram grandes e irreparáveis perdas, grandes desafios e momentos delicados. Mesmo com tantos ao redor, as decisões finais sempre são nossas, e isso me permitiu errar, acertar, mas principalmente aprender a viver e lidar com meus pensamentos e sentimentos.

Em 2008 trabalhei na campanha de Meu Louro, em Nova Floresta. Minha brincadeira de criança se tornou realidade, e aquela foi a minha primeira experiência. Mais tarde, em Cuité, precisamente em 2012, o amigo e então candidato a prefeito, Tácio Pessoa, me abria um novo espaço. O cara, que nem me conhecia, me colocou para intermediar uma espécie de debate, naquela ocasião, entre ele e a população. Fiquei totalmente realizado, e até hoje sou grato pela oportunidade. No mesmo pleito, já havia trabalhado para a então candidata a reeleição, Euda Fabiana, para quem voltei a prestar serviço na comunicação institucional em 2015.

Ainda em 2012 conquistei um espaço na rádio comunitária Caminhando na Luz, e lá permaneci por 2 anos. Edvaldo Santos, na época já diretor, foi quem abriu as portas da emissora e me acolheu com o Programa "Rafael do Valle e Você", sempre aos domingos pela manhã, antes da missa.

Em 2014, surgiu a grande e única oportunidade de fazer parte de uma das emissoras mais respeitadas da Paraíba, a mais ouvida da região, e com a marca de um jornalismo imparcial e de qualidade. A 89 FM de Cuité. Foi no dia 01 de março de 2014 que iniciei minha história nessa emissora. Antes, no processo de seleção, mas já atuando como correspondente, pude entrevistar uma das figuras políticas mais importantes do Rio Grande do Norte, a então ex-governadora Wilma de Faria, por quem eu era, sem exagero nenhum, totalmente apaixonado politicamente. Desde pequeno admirava e acompanhava sua trajetória política. Foi com Wilma minha primeira entrevista para a 89 FM.

Quem hoje acompanha o Programa "Um Novo Tempo", na 89 FM, do Prefeito Charles, mal sabe que fui o primeiro a apresentá-lo. Antes, como um espaço de prestação de contas do mandato de deputado estadual, e depois um espaço realmente político, quando Dagmando assumiu o comando da apresentação.

Como podem notar, por onde passei, estava alí, não simplesmente um comunicador ou eleitor, estava ali um menino que desde pequeno era apaixonado pela junção da comunicação e a política, e apenas desejava atuar nesse meio.

Foi na 89 FM ou através dela que pude entrevistar Xand Avião, da Banda Aviões do Forró, também Mano Walter, Luan Estilizado, Walquíria Santos, Mara Pavanelly, Lucas Velloso, entre outros. Na política, conversei com prefeitos e prefeitas de toda região, o governador Ricardo Coutinho, os senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão, da Paraíba, e a senadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. Não o entrevistei, mas ainda dei um abraço e tirei foto com o ex-presidente Lula. Deputados federais e estaduais, secretários de Estado, políticos influentes, enfim, com todos estes eu pude ter algum contato ao longo dos meus 4 anos e 5 meses de 89 FM.

Como a vida é repleta de ciclos, e cada ciclo tem um começo, meio e fim, o meu na 89 FM chega ao fim. Nela, e através dela, fiz muitas e grandes amizades. Minha gratidão maior ao querido Beto Batinga, realmente um Pai para os seus funcionários, a quem serei sempre grato pela oportunidade e apoio de sempre, muito mais pela generosidade neste momento em que dou um novo passo na minha vida. Muito obrigado Valéria, Catarina, Luciana, Neto, Robinho, Albbi e Ranny. Vocês foram, são e sempre serão amigos que, sem dúvida, levarei no coração. Ao companheiro Galvani, que retorna á casa, muito sucesso e boa sorte. Aos ouvintes, meus queridos ouvintes, muito obrigado pelo carinho de sempre. Acho que é através da Neuzinha, de Nova Palmeira, que estendo meu abraço carinhoso a todos que me ouviram durante todo esse tempo.

Dou início, a partir de agora, a uma nova fase. Agradeço aos amigos e amigas que já vem me apoiando e acreditando no meu trabalho a um bom tempo, mas também aos que chegam neste momento importante, coroando a certeza de que tudo vai dar certo.Também será um tempo para, quem sabe, tentar um curso superior, e buscar aperfeiçoar cada vez mais o meu trabalho.

Quero dizer que o financeiro sempre foi uma conseqüência, e não prioridade. Minha prioridade sempre foi e continua sendo fazer o que gosto. Tenho sim minha orientação política, como qualquer cidadão, mas nunca tratei ninguém com indiferença, muito pelo contrário, zelo por cada amizade que construí e continuo construindo por onde passo. É difícil, mas não é impossível construir confiança nesse meio. Faça sua parte, caminhe com humildade, faça o que gosta e, acima de tudo, esteja sempre de bem com a sua consciência. Isso nos permite crescer, não apenas materialmente, mas principalmente no nosso interior.

Gratidão ao amigo Bruno Lopes, pois sem ele certamente não seria possível tocar esse novo projeto pra frente. Obrigado Gustavo Eleutério, com quem mantive parceria por um bom tempo e faz parte dessa história. Por fim, deixo uma frase que realmente me encheu de entusiasmo, quando, por incrível que pareça, algumas pessoas desacreditam do meu sucesso fora da 89 FM. Ao ter conhecimento do meu afastamento da emissora, o companheiro Tárcio Pessoa me enviou uma mensagem que dizia: "...vá com tudo meu irmão, o sucesso é do tamanho de nossa vontade de construí-lo. Boa sorte!"

Rafael do Valle

::::::::::PUBLICIDADE::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License