A passagem de Lúcia Braga por Cuité, por Aeliton Clécio

09/05/2020


Nesta sexta-feira (08), a Paraíba foi abalada com a notícia da morte da ex-primeira-dama e ex-deputada federal Lúcia Braga. Esposa do ex-governador Wilson Braga, ela tinha 85 anos e estava internada desde a semana passada em um hospital particular de João Pessoa.

A assessoria de imprensa informou que a morte foi causada por complicações provocadas por uma infecção urinária e que não houve confirmação de contágio pela Covid-19, porém, neste sábado (09) exames confirmaram que a ex-deputada morreu vítima do novo coronavírus.

O sepultamento de Lúcia foi realizado às pressas no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, ainda na noite da sexta.

Conhecida por suas obras sociais quando foi primeira-dama da Paraíba, Lúcia Braga chegou a ser chamada de “mainha” pelos paraibanos. Ao disputar o Governo, rodou o estado fazendo campanha e por onde passava era acolhida com o apelido carinhoso.

Um desses eventos aconteceu em Cuité. O episódio foi lembrado neste sábado (09) pelo radialista e blogueiro cuiteense Aeliton Clécio. Através do Facebook, ele publicou uma homenagem a ex-deputada lembrando da sua passagem e votação na Capital Curimataú.

Confira o texto abaixo.

Lúcia Braga venceu no primeiro turno para governadora em Cuité

Em agosto de 1994, no mesmo dia que o Distrito do Melo vivenciava sua tradicional “Festa de Agosto” Lúcia Braga foi recebida em Cuité como candidata a governadora pelo PDT que tinha como companheiro de chapa o ex-deputado Evaldo Gonçalves (PFL).

Foi muita empolgação com a animação do locutor Lulinha de Josué, que o povo saudava a candidata gritando na Bela Vista “mainha, mainha!!”, título que Lúcia Braga havia ganhado devido as diversas obras sociais implantadas na Paraíba quando primeira-dama do estado.

O evento seguiu para a cidade de Nova Floresta e em outras oportunidades Lúcia, Evaldo, Lira, João Agripino, Efraim, Wilson Braga, Orlando Dantas, Álvaro Neto, Marcondes Gadelha, Nosman, e outras lideranças voltaram a capital do Curimataú.

Apoiada em Cuité pelo grupo político do ex-prefeito Jaime Pereira e o empresário Edilson Medeiros. Lúcia venceu o primeiro turno das eleições em Cuité, ela obteve 3.785 votos e seu adversário Mariz (PMDB), 3.528 votos, mas no segundo turno o jogo virou e Mariz saiu vencedor também em Cuité com 5.736 e Lúcia Braga 3.975 votos.

Mariz tinha como vice-governador Zé Maranhão, Ronaldo e Humberto - senadores.
Aqui receberam o apoio do grupo político do prefeito Dr. Antônio Medeiros e Oswaldo Venâncio.

Nessa eleição, grandes trios elétricos animaram comícios em Cuité, mas especificamente na Rua 15 de Novembro, na esquina do prédio de Seu Quinino Ferreira e na Praça Barão do Rio Branco, próximo a Farmácia de Joacil.

Aeliton Clécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018. Blog do Flávio Fernandes.
Creative Commons License