Cuité comemora 253 anos de fundação


Considerada a Capital do Curimataú, a cidade de Cuité comemora neste sábado (17) seus 253 anos de fundação. O dia é marcado por tradições do município, como uma alvorada para anunciar a data.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017 sua população era estimada em 20,3 mil habitantes. A cidade tem uma área territorial de 742 km² e é sede da 4ª Região Geoadministrativa do estado da Paraíba.

Terra de grandes talentos, Cuité oferta para quem nela vive ou visita muitos atrativos, dentre eles, seu clima. É uma das cidades mais frias da região, graças a sua altitude de 750 metros, chegando a registrar mínimas entre 12 e 15 graus nos meses de inverno.

Terra de vultos da nossa história como Jeremias Venâncio dos Santos, João Venâncio da Fonseca, João Teodósio da Silva, Basílio Fonseca, Rivaldo Silvério da Fonseca, Benedito Venâncio, Jovino Pereira e Pedro Viana da Costa.

Destaque ainda para Osvaldo Venâncio (Firú), Cláudio Furtado, Pedro Simões Pimenta, Jaime da Costa Pereira e tantos outros personagens que deixaram um legado de construção e preparação desta terra para a atual e futura geração.

Terra de Ismael Moura (cineasta de renome nacional), do mestre Bonni (cineasta que produziu e dirigiu o icônico Monstro da Lagoa), de Crisólito Marques - que como ninguém relata a vida do Padre Luiz Santiago -, de José Pereira, professor de grandes talentos e também um grande historiador. Terra de Niedson Lua, de Célio Furtado e incontáveis artistas que brilham país a fora.

Terra de Gabirão e seu carnaval singular. De eventos como o extinto Arraial da Serra, a Festa de Setembro, a Paixão de Cristo - no maior espetáculo ao ar livre da Paraíba, dentre outras. De pontos turísticos, como o Olho D’água da Bica e do Cruzeiro de São Manoel da Paciência.

Terra de uma geração empreendedora como Márcio Fialho, Plácido da PB Net, Júnior da Suprema, Teones da Lotérica, Rosíris da Cores e Cheiros, Ciro do Posto e muitos outros que, indistintamente, seja na profissão mais simples ou na de maior destaque, enaltecem a sua terra.

2 Comentários

  1. Parabens para Cuité, terra que amo!
    Sou muito grato por ter conseguido voltar para minha terrinha após os estudos e aqui conseguir desenvolver minha vida profissional.
    Quando vencermos essa fase, saudosos dos nossos abraços, voltaremos a comemorar!
    Um forte abraço virtual Flávio Fernandes.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem